Em tempos em tempos, sempre foram apresentados ao consumidor itens de série ou opcionais para gerar conforto, omodidade ou tecnologia ao usuário do veículo. Neste momento de recuperação no segmento de novos no mercado automotivo, as marcas voltam a oferecer um atrativo para conquistar o cliente.
A “queridinha” agora é a central multimídia que traz na disputa tecnológica alguma característica a mais dependendo do modelo ou marca do automóvel. Na maioria das propagandas veiculadas na mídia a indústria mostra o atrativo do momento para chamar a atenção do carro dos sonhos. O avanço da tecnologia da central multimídia é um diferencial lançado a cada ano pelo setor.
A Renault, por exemplo, tem duas opções de sistema multimídia, o Media Nav Evolution para os carros Sandero, Sandero Stepway, Logan e Duster – e o R-Link que é exclusivo do Renault Fluence. “O cliente chega na loja e pergunta logo se o som é multimídia ou se tem esse opcional. Realmente, o interesse pela central multimídia é um dos atrativos do momento”, conclui Moreno Cerqueira, consultor de vendas da Eurovia Renault.
Algumas marcas estão melhorando seus equipamentos multimídia com tecnologias que permitem espelhar a interface do aparelho celular de forma integral ou parcialmente, ou seja, o motorista pode usar a tela da central multimídia como se fosse a tela do seu celular. Um dos exemplos que traz essa tecnologia é o Hyundai HB20, com o sistema Blue Media.
Os três principais sistemas operacionais com possibilidade para o espelhamento de aparelhos móveis são:
Mirror Link – adapta-se aos principais dispositivos móveis Android como sistema operacional.
CarPlay – sistema IOS desenvolvido pela Apple.
Android Auto – sistema operacional da Google.
Para que o aplicativo opere, ele precisa ser certificado para garantir segurança quando estiver sendo usado em um carro em movimento, ou seja, grande parte dos aplicativos sem certificação pode não funcionar o espelhamento no sistema. A certificação é processada pelo Car Connectivity Consortium (CCC), grupo criado para promover a tecnologia.
Nesta “briga das marcas”, veremos aqui exemplos das funções disponíveis nos sistemas multimídia em quatro carros em destaque no mercado atual:
Media Nav Evolution – Renault Duster.
Com uma tela de 7” sensível ao toque, o Media Nav Evolution permite acesso fácil às principais funcionalidades, como GPS com navegação em mapas, atualizações nas redes sociais, dicas de restaurantes próximos, mais de 100.000 opções de rádios, conteúdos de áudio on-line e muito mais.
BlueMedia – Hyundai HB20.
Tela de 7 polegadas sensível ao toque, Car Link que espelha integralmente a tela do celular, rádio AM/FM, Bluetooth, CarPlay, USB, MP3 e comandos no volante.
UConnect – Jeep Renegade
Tem duas opções de telas coloridas e touchscreen de 5 ou 6,5 polegadas, câmera de ré, comandos de voz e Bluetooth no volante, navegação GPS e rádio AM/FM.
App Connect – Fox / Volkswagen
Tem espelhamento da tela do celular para as tecnologias Android Auto, CarPlay e MirrorLink. Com a central, é possível fazer ligações, receber e enviar mensagens, utilizar aplicativos de redes sociais e música, além de fazer da tela do carro um browser.